pegado no site :http://www.e-farsas.com/
Circula pela web a incrível história do bebê que começou a ser gerado dentro de uma melancia. Segundo o texto e foto, a criança não chegou a nascer e a ciência estaria gastando milhões estudando o caso!
Muitas vezes, o E-farsas.com publica pesquisas de casos que, como dizem, “tá na cara” que são falsos.
Tá! Pode ser que determinada história seja falsa! Mas, e então? É falsa, é obvio. Mas qual é a verdade por trás dessa mentira?
É aí que entra o E-farsas.com.
O propósito do E-farsas sempre foi o de usar a própria internet para desmentir (ou confirmar) as histórias que nela circulam e mostrar também que é muito fácil de se descobrir o que é real e o que é falso na web.
Além disso, procuramos tentar trazer um pouco mais de informação sobre determinado assunto, uma vez que acabamos por acumular bastante conhecimento sobre o que tivemos que pesquisar.
No caso dessa “brilhante” notícia, várias pessoas acreditaram nela e repassam o texto e a foto como se fossem reais!
O boato conta que um bebê teria sido gerado dentro de uma melancia e que milhões de rublos estariam sendo gastos em estudos para se descobrir como que o fato aconteceu.
Claro que a história é falsa! Não houve nada disso!
Para começar, podemos pegar o nome do tal médico:
O dr. Dênis Buskovick só aparece nas buscas em resultados relacionados a essa notícia. Blogs e sites que apenas reproduziram a história. Será que esse médico não fez mais nada na vida que seja digno de nota do que ter dado esse “importante” depoimento?
A grande maioria dos textos falsos que circulam pela web usa nomes de empresas ou de pessoas importantes para dar maior confiabilidade ao que está escrito. Nesse caso, usou-se um nome que não existe!
Outro detalhe importante é que só foi encontrado esse nome em resultados em português. Ou seja, a notícia tem tudo para ter nascido aqui no Brasil ou em algum país que usa o nosso idioma.
O mesmo acontece com a dona de casa, a Sra. Arvani Kasicinockov. Igualmente, só encontramos seu nome apenas em blogs e sites que copiaram a notícia e todas em português.
O fato teria acontecido na cidade de Abacã. O lugar existe mesmo, mas é tão longe que muita gente fica sem disposição de averiguar.
Tá bom! A história é falsa. Mas, e a foto?
A fotografia é real!
Mas calma. Antes que você fique preocupado, não há nada de sobrenatural ou inexplicável nisso.
A primeira dúvida que surge é: Como que a dona de casa teria conseguido cortar a melancia sem “machucar” o feto?
Claro que é tudo brincadeira.
A foto original foi tirada do site Funny Food Photos, que é premia seus visitantes com fotos de brincadeiras feitas com alimentos.
De acordo com o criador da obra, o “bebê” foi feito em dentro de uma melancia com pedaços da fruta e foi envolvido com gelatina. Delícia!